Sistema de qualidade  

A Política da Qualidade definida pelo CETAN tem como objetivo principal a implantação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025.

A ABNT NBR ISO/IEC 17025 é uma Norma Internacional que estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistemas de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e calibração. É utilizada pelo INMETRO como norma para a acreditação de laboratórios. Esta norma existe para comprovar que laboratórios produzem resultados confiáveis, são tecnicamente competentes e além disso possuem um sistema de qualidade implementado.

A acreditação ISO/IEC 17025 é a mais alta certificação de qualidade que qualquer laboratório de ensaios ou calibração pode alcançar. Ao receber a acreditação ISO/IEC 17025, o laboratório demonstra que tem um sistema de gestão de alta qualidade, que está bem documentado e que tem competência técnica. Apenas os laboratórios com equipes qualificadas, metodologias e equipamentos confiáveis recebem a acreditação ISO/IEC 17025.

O CETAN possui a dupla certificação na ISO/IEC 17025: é ACREDITADO pela CGCRE/INMETRO sob o número CRL 0540 e RECONHECIDO pela Rede Capixaba de Metrologia (RCM) sob o número 004/2012. O CETAN possui um dos maiores escopos acreditados do Brasil.

Confira o escopo acreditado pelo INMETRO no site do [INMETRO].

 
  Comparações interlaboratoriais  
Os programas interlaboratoriais promovem a distribuição de amostras idênticas a vários laboratórios distintos com o objetivo de fazer comparações de resultados. Após um tratamento estatístico, cada laboratório recebe um relatório contendo as performances de seus resultados.

A análise dos dados obtidos em Programas Interlaboratoriais permite a comparação dos resultados do CETAN com a média de resultados de laboratórios de todo o Brasil, bem como um posicionamento quanto ao nosso desempenho.

O CETAN participa regularmente de programas de comparações interlaboratoriais promovidos pelos principais provedores nacionais, tais como: Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, Rede Capixaba de Metrologia, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, CEDAE/RJ, SENAI-CETIND/BA, SENAI-CHAPECÓ/SC, dentre outros.
Nossos resultados satisfatórios indicam que estamos no caminho certo, sempre proporcionando aos nossos clientes a segurança analítica da qual necessitam.
 
  Calibração de instrumentos  

Resultados de medição confiáveis só podem ser alcançados com instrumentos comprovadamente qualificados, isto é, com parâmetros metrológicos garantidos por calibrações periódicas.
O CETAN mantém os seus instrumentos calibrados periodicamente por laboratórios pertencentes à Rede Brasileira de Calibração (RBC) do INMETRO. Desta forma, garantimos a excelência dos nossos resultados através da utilização de instrumentos adequados e calibrados de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025.

   Contatos - (27) 3345-3011
 
 
 
 
 
Copyright © 2009 CETAN Centro Tecnológico de Análise.